30.7.08

Recanto das Oliveiras

Os jovens do grupo Unidos Por um Só Objetivo estiveram reunidos com coordenadores do Atores para discutir sobre as atividades do grupo.

Durante toda a manhã o pessoal discutiu sobre o projeto produtivo do grupo, o restaurante rural, que se chamará Recanto das Oliveiras, e que deve passar a funcionar nas próximas semanas. Para isso eles estarão passando por mais uma formação, desta vez sobre sobre gestão de restaurantes realizado em parceria com o Sebrae/Guarabira.

Na reunião foi discutida e encaminhada também decisões sobre a horta comunitária assumida pelo grupo e que irá fornecer produtos de qualidade e orgânicos para o Recanto das Oliveiras. O restaurante é um projeto apoiado pelo
Fundo de Apoio a Projetos dos Jovens Atores/Kellogg.

Os meninos e meninas estão animados e decididos: querem mesmo é marcar a data da inauguração.

28.7.08

Reuniões de Avaliação nos Grupos


O mês de julho foi marcado pela retomada do trabalho de acompanhemento aos grupos do projeto. O objetivo foi avaliar e discutir os avanços e dificuldades apontados pelos jovens no desenvolvimento dos processos e instrumentos do projeto.
Até agora foram visitados três gurpos: Mac, em Guarabira (foto1), Plantando para Colher, Pilões, e Sonhadores da Comunidade, em Belém (foto2). Primeiro os grupos discutiram internamente um documento apresentado pela coordenação com questões relacionadas aos processos do projeto (Fórum da Juventude, Casa da Juventude, Programa de Formação, entre outros). A partir dai foi elaborado um relatório dessas reuniões que em seguida foi enviada para a coordenação e a equipe pedagógica.
Toda discussão com a coordenação teve como pauta os pontos apresentados pelos grupos nos relatórios. Com isso foram definadas algumas ações e prioridades para os grupos a partir da compreensão desses personagens sobre os processos/instrumentos do projeto.
Sem esquecer o estimulo dado pela coordenção para os grupos: "os grupos são o projeto Atores" (Luciel). Ou seja, acontece a partir de cada um de nós.
.

Casa da Juventude na Pauta

A animação não é pouca para o gurpo JUC que está discutindo com o Fórum da Juventude de Sapé a implantação da 1ª Casa da Juventude. No mês de julho foi realizado um verdadeiro mutirão para preparar a Casa para receber móveis, computadores e os primeiros visitantes deste espaço. Para isto, a coordenação do Atores, a equipe pedagógia e os jovens mandaram ver na arrumação desse espaço de discussão e articulação da juventude para a execução das Políticas Pública da Juventude.



Depois da Casa arrumada os jovens que participam da coordenação do Fórum da Juventude de Sapé iniciaram a discussão sobre a gestão da Casa com a coordenação do projeto e os educadores com o objetivo de garantir a organização e manutenção desse espaço de forma participativa.


Foram realizadas duas reuniões na própria Casa, para amaduracer, aprofundar e ampliar a discussão sobre a gestão com os jovens. A próxima reunião está marcada para o dia 30/07 só que dessa vez é o JUC que vai discutir internamente a participação do grupos na gestão da Casa.

Boa sorte!

24.7.08

Jovens produtores solidários




Nas comunidades em que o Atores atua, os jovens querem mudar a sua realidade. Conseguir renda para que os jovens não venham a sair de suas comunidades. Para solucionar o problema de falta de renda o grupo de jovens Plantando Para Colher (PPC), que esta localizado na zona rural de Pilões, resolveu fazer um projeto produtivo. Esse projeto é para produção de folhagens ornamentais.

A princípio os meninos e meninas estão trabalhando com as folhagens (folhas) para adquirir experiência. Quando começarem a produzir flores terão um produto completo e mais valorizado. O grupo está fazendo o plantio dos rizomas de avenca e também toda parte de irrigação e proteção do local. O grupo tem o apoio da familia que é muito importante. Os pais e mães trabalham diretamente e colaboram também de forma indireta para o projeto.

Na fala de uma das integrantes do grupo, Vitória Mello, percebemos o que os jovens pensam e o quanto querem esse projeto: "no inicio do projeto, tivemos medo porque era uma coisa nova. Hoje sabemos que o trabalho é dificil, mas ja apredemos a lidar com as situações e com os problemas. O grupo é forte e quando quer alguma coisa vai até o fim. É um trabalho que exige muito esforço físico, mas há uma dinâmica interna que facilita o trabalho" declarou Vitória.

.

22.7.08

Candeias - diversão e união















. . . No dia 19 de julho o Candeias realizou um dia de lazer e integração com os participantes do grupo. Os locais escolhidos para esta atividade foi o Centro Esportivo Chievo Brasil e a Granja Dom Nicola Mazza, ambas no Alto do Mateus, em João Pessoa.
. . . O grupo aproveitou o momento para fazer o repasse de aprendizados adquiridos na oficina realizada pela CEDES e Atores, com dinâmicas e atividades pré-esportivas, incentivando aos jovens a valorizar o trabalho em grupo e a união de se conviver em sociedade.
. . . A idéia desse dia era interagir com todos os integrantes do grupo e fazer um dia diferente de sua rotina, deixando um pouco de lado, desta vez, as atividades com a capoeira.
. . . Para finalizar o dia o grupo se reuniu a noite numa confraternização na pizzaria da orla, com a participação dos educadores Naldinho e Ana Paula.
Concluimos nosso dia com um sentimento de amor, união, amizade, paz e principalmente amor ao que faz.


Postado por Felipe Neto – (Candeias-João Pessoa)

Repassando também se aprende

O MAC – Movimento de Adolescentes e Crianças, de Guarabira, estará nos prósimos dias 15,16 e 17, reunido numa oficina de “Relações Humanas”. A proposta é que esse momento aconteça em uma praia, longe do agito da cidade.
O objetivo da oficina é aproximar as pessoas do grupo, analisando seus sentimentos e a forma de como vêm se tratando uns aos outros.
O grupo percebe a importância de saber tratar o próximo, para uma melhor convivência e para facilitar o desenvolver de suas ações. Percebe, ainda, que é importante formar, ensinar e capacitar, pois isso tem um retorno. Quando se repassa também se aprende.
Quem estará facilitando esse momento serão: Márcia Alves, Luciana Souza e Clemilson Cardoso, eles participaram de uma oficina para multiplicadores realizada pelo Programa de Formação do ATORES, nos dias 14 e 15 de junho deste ano, em Cabedelo, e saíram de lá com a tarefa e o compromisso de realizar esta oficina como exercício e aprendizado, e como retorno para seu grupo.

Postado por Márcia Alves (MAC-Guarabira)

21.7.08

Grávidos do primeiro informativo

O grupo formado pelos representantes escolhidos pelos jovens para tocar para frente as propostas do Centro de Comunicação e Artes estiveram reunidos ontem, em Guarabira, num dia de muito trabalho, para avançar na elaboração do primeiro boletim impresso do Atores.

Essa é uma das primeiras idéias a ser desenvolvida pelo Centro de Comunicação e Artes que é uma proposta pedagógica de trabalhar com os grupos a reflexão e ação voltada à vivência e ao aprendizado da comunicação e da arte. O centro irá promover atividades de formação e criação de instrumentos de comunicação, de arte e cultura.

Estavam lá Felipe (Candeias), Aline (JUC), Marcos (JUV), Márcia (Mac) e Vitória (PPC) numa discussão animada, informativa e muito produtiva sobre comunicação comunitária. Além de Luciel Araújo e Jany Mary que facilitaram o debate com as garotas e os garotos.

O grupo conseguiu avançar nas definições da pauta, da periodicidade, formato e até o nome do informativo que deve ficar pronto muito em breve. Quem estiver curioso vai ter que aguardar, mas por pouco tempo.
.

15.7.08

Formação com Jovens dos Fóruns

Aconteceu a primeira oficina , em João Pessoa, nos dias 21 e 22 de junho com as coordenações do Fóruns de Juventude. A oficina contou a presença de 21 jovens dos municípios de Bayeux, João Pessoa, Guarabira, Belém, Sapé e Pilões, tendo como facilitador o jovem Gonzaga do Alto do Mateus e com a contribuição de Nino educador do Atores.

Este momento formativo foi vivenciado a partir dos seguintes objetivos:
- Construção coletiva sobre o conceito de fóruns de juventude;
- Socialização e compreensões a respeito das formas de organização da sociedade civil em redes, fóruns;
- Diálogo sobre instrumentos de animação para Fóruns de Juventude.

Para contribuir nos encaminhamentos os/as jovens debateram sobre estratégias para a organização e o fortalecimento dos fóruns; discutiram e dialogaram sobre vários focos temáticos de acordo com a realidade de cada município e ainda construíram propostas de agenda para as futuras reuniões, atividades e formações dos fóruns de juventude.


.

3.7.08

"DISQUE 100"

Disque-denúncia para o combate contra a violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Hoje, no Brasil, milhares de crianças e adolescentes sofrem violência sexual. Sem o seu apoio não existe proteção. Denuncie! Essa ação da Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Governo Federal tem por objetivo divulgar o novo número do disque-denúncia nacional de combate à violência e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes.Em 2006, o número mudou para um número de fácil assimilação:
o disque 100. Veja o vídeo abaixo:

Procure mais informações e baixe o vídeo para assisitir ou divulgar no site: www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/Subsecretaria/campanhas/disque100

.

2.7.08

Candeias faz artefatos em MDF


Grupo de Jovens Candeias participou de oficina de produção de MDF realizada pelo Programa de Formação do Atores. A oficina foi facilitada por Francisco Ribeiro (Chico) e aconteceu no Centro de Formação Profissional do Projeto Beira da Linha, no dia 1 de junho.

A oficina aconteceu em torno da fabricação de uma caixinha com tampa em MDF e o grupo aprendeu a trabalhar com artefatos em MDF; como utilizar a máquina furadeira; segurança no trabalho; trabalhar a idéia do produto a ser confeccionado; preparar as peças; a montagem final de todo o produto, e muitas outras coisas.


Na opinião de César, jovem do grupo, "a oficina foi muito boa, bem encaixada no curto período de tempo que se tinha e muito proveitosa em vários aspectos: no trabalho em grupo, no aprendizado. A oficina foi muito bem lecionada e o assunto foi legal pra caramba, foi legal e divertida.


Uma outra etapa da oficina está programada para ser realizada em breve.