O primeiro boletim informativo do grupo de jovens Unidos Por Um Só Objetivo, do Assentamento Santa Lúcia, em Araçagi (PB), foi feito pelos próprios jovens como resultado das oficinas de Comunicação Comunitária do Programa de Formação do Projeto Atores. Lançado no dia 12 de julho de 2006, na comemoração de 10 anos de posse do assentamento.
Fotos para o Banco de Experiências Sociais com Arte e Cultura coordenado pelo CEPP
(Acima). Foto do Grupo de Dança Terra Molhada do Movimento de Adolescentes e Crianças de Guarabira (MAC) feita por Luis Abregu, fotógrafo argentino. Luis fotografou experiências sociais com arte e cultura em 7 microrregiões onde a Fundação Kellogg apóia projetos. Esse registro faz parte do projeto do Banco de Experiências Sociais com Arte e Cultura, apoiado pela Fundação Kellogg, que é coordenado pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP), instituição do Rio de Janeiro que atua na formulação, pesquisa, avaliação e acompanhamento de políticas públicas e projetos sociais. Esse material foi objeto de uma exposição por ocasião da 1ª. Mostra Brasil: Juventude transformando com Arte (http://www.juventudearte.org.br/) que aconteceu no Rio de Janeiro em abril deste ano. Também será produzido um livro reunindo fotos expressivas de todos os Estados.
Os grupos realizam atividades programada com a comunidade onde vivem e atuam. Recebem uma ajuda de custo para realizar uma atividade pensada e executada pelos jovens do grupo. Essa atividade deve ser voltada para a família e a comunidade. O objetivo dessa proposta é exercitar a capacidade do grupo de desenvolver uma ação junto às comunidades onde atuam; propiciar momentos que favoreçam a integração do grupo com a família e a comunidade; e revelar para as comunidades as capacidades que o grupo possui dando visibilidade e respeitabilidade à atuação dos jovens.Acima, foto do grupo Unidos Por Um só Objetivo no Assentamento Santa Lúcia, em Araçagi. Na atividade do grupo com a comunidade os jovens, pela primeira vez, assumiram a festa dos 10 anos de posse do assentamento, realizada no dia 12 de julho de 2006.
Acima, Tiago, fotografado durante a Oficina de Teatro realizada com o MAC - Movimento de Adolescentes e Crianças de Guarabira. A oficina faz parte do Programa de Formação do Projeto Atores. Todos os grupos (nos seis municípios) participam do Programa que realiza oficinas em três eixos: Economia Popular Solidária; Formação Humana e Política; Profissionalização/Desenvolvimento de Habilidades.
Este projeto foi elaborado e assumido por cinco instituições da sociedade civil na Paraíba. Trata-se, portanto de um projeto interinstitucional, e sua execução também é assumida pelas cinco instituições, em conjunto, e com a colaboração de outras instituições como parceiras.
O objetivo mais ambicioso do projeto ATORES é o de provocar — na realidade social e econômica da área da Paraíba historicamente marcada pela presença da agroindústria da cana-de-açúcar (Litoral, Várzea e Brejo Paraibano) — mudanças definitivas que ajudem a interromper o ciclo de reprodução da pobreza e da exclusão social que afeta a maior parte da sua população.O Projeto conta com o apoio da Fundação Kellogg (www.wkkf-lac.org). A Fundação W.K. Kellogg foi criada em 1930 por W.K. Kellogg, pioneiro na fabricação de cereais matinais. Sua missão é “ajudar as pessoas a ajudarem a si mesmas através da aplicação prática de conhecimentos e de recursos para melhorar a qualidade de vida desta e das futuras gerações”. Atualmente, a organização está entre as maiores fundações privadas do mundo.Instituições que compõem a Coordenação do ProjetoProjeto Beira da Linha – Pia Sociedade Padre Nicola MazzaAssociação SEDUP – Serviço de Educação PopularAgência de Desenvolvimento Solidário/ ADS-PBInstituto Cidades: Cidadania para o Desenvolvimento Econômico e SocialSindicato de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário da Paraíba