11.11.09

"Devemos ser mudança que queremos ver no mundo" (Gandhi)


Mais um módulo da Oficina de Elaboração de Projetos Sociais aconteceu no dia 31 de outubro. Apesar da ausência da maioria dos jovens presentes no I módulo, os que participaram consideraram uma das mais proveitosas da formação.
Durante todo o dia os jovens discutiram, sob a orientação de Jany Mary, os problemas de suas comunidades, pensaram soluções possíveis, elaboraram propostas que possam ajudar a resolver os problemas identificados.
Ousadia de sonhar, ânsia de fazer o bem, capacidade de concretização de seus objetivos, são características observadas nos jovens ao revelarem o interesse em desenvolver uma ação em suas comunidades, ouvindo sugestões, fazendo diagnósticos e, assim, poderem conhecer melhor os problemas e tentarem uma solução possível. É o que podemos obsevar nas palavras da jovem Edilene, moradora do bairro Alto do Mateus, em João Pessoa: "a formação em Elaboração de Projetos Sociais está sendo de maior utilidade e aproveitamento, principalmente agora que o Grupo Jovens Protagonistas do Alto do Mateus (JPAM) está iniciando e o nosso primeiro objetivo é elaborar um projeto para trabalhar com os jovens do bairro."

Segue um texto elaborado coletivamente, no I módulo do programa:

Adoramos o trabalho em grupo quando... estamos em união, trocando idéias, aprendendo, respeitando as diferenças e a diversidade, criando envolvimento da coletividade. Podendo se enxergar no outro, criando laços de amizade, valorizando as pessoas, possibilitando criar sua própria personalidade, com um foco no compromisso e na força de compartilhar com criatividade as experiências, na esperança de um projeto melhor!

PS. A PRÓXIMA oficina ACONTECERÁ DIA 21/11/09, no SINTRICON, a partir das 8h30.

Nenhum comentário: