1.5.10

Jovens do FJB discutem politicas públicas

Sábado dia 24 de abril, jovens do Forum de Juventude de Bayeux (FJV) estiveram reunidos com o vereador Nino do Partido dos Trabalhadores com o objetivo de planejar estratégias de mobilização da juventude e com o intuito de dar continuidade a luta por políticas públicas especificas para o segmento juvenil.

Na oportunidade o vereador informou sobre o Projeto de resolução da sua autoria, que cria a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude, que já se encontra em tramitação na Câmara Municipal de Bayeux. Disse ainda que a Frente tem por finalidade propor, discutir, implementar e acompanhar políticas públicas de juventude desenvolvidas pelos governos municipal, estadual e federal para as pessoas com idade entre quinze a vinte e nove anos.

O grupo dialogou, ainda, sobre o Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal da Juventude, que vem sendo discutido pelos jovens e que será apresentado também pelo vereador Nino nos próximos dias. Para isso, precisa da participação efetiva da juventude, no sentido de sensibilizar o Poder Executivo como também o Poder Legislativo, visando a aprovação e implementação deste instrumento de construção e controle social das políticas públicas de juventude.

O vereador Nino disse ainda que, a partir do Governo Lula, esta política tem sido uma das prioridades. Apesar dos Projovens (programas federais) que existem no município a Prefeitura não tem sinalizado para a construção de uma política local. "A juventude de Bayeux vive sem perspectiva de vida, sem capacitação profissional, desempregada, sem investimento para cultura, e, infelizmente o que se escuta é que a cada dia mais jovens são assassinados".

Como estratégia de aprofundamento e mobilização desse debate foi marcado para dia oito de maio uma oficina com a juventude do bairro Mário Andreazza e no dia 15 no bairro do São Bento. Houve ainda uma sinalização para que neste primeiro semestre possa ser realizada uma plenária ampliada de juventude para discutir esta temática.

Publicado originalmente em http://mandatodaparticipacaopopular.blogspot.com/

Nenhum comentário: