31.3.08

I Conferência Estadual de Políticas Públicas para Juventude da Paraíba

Neste último fim de semana foi realizada na UFPB, em João Pessoa/Paraíba a I Conferência Estadual de Políticas Públicas para Juventude da Paraíba.

Estiveram presentes, durante os três dias do encontro (Sexta-feira (28), Sábado (29) e Domingo (30), cerca de 300 jovens de toda Paraíba, delegadas/os eleitos em conferências livres, municipais e regionais do estado. Os jovens discutiram sobre várias questões políticas de interesse da juventude, como: Participação Política; Diversidade Sexual e Direitos Sexuais Reprodutivos; Educação; Trabalho, Geração de Renda e Desenvolvimento Sustentável; Cultura; Comunicação e Mídia; Esporte e Lazer e Campo.

Durante o encontro foram apresentadas e aprovadas várias moções em apoio ou repudio a várias questões polêmicas atuais; como moção contra a Transposição do Rio São Francisco; moção de repúdio ao título de cidadão Paraibano dado ao ex-presidente Fernando Collor de Mello; moção a favor do Passe-Livre estudantil e em apoio aos transportes alternativos. Dentre essas e outras moções aprovadas pela plenária, um destaque especial à aprovação da moção de Aplauso ao Projeto ATORES, pelo apoio dado as conferências livres em Pilões e da região da Várzea; as municipais de Pilões, Sapé e Bayeux e a Conferência regional realizada em Guarabira, que uniu os municípios de Guarabira, Belém, Pirpirituba, Araçagi e Cuitegi.

Por fim, foram eleitos 25 (vinte e cinco) delegadas/os: 20 (vinte) representando a sociedade civil do estado; dois o poder público estadual e três o municipal. Estes delegadas e delegados eleitas/os representarão a Paraíba na Conferência Nacional de Políticas Públicas para Juventude, que se realizará nos dias 27, 28, 29 e 30 de abril deste ano, em Brasília-DF.

Nenhum comentário: