29.4.08
"Plantando Folhagens"
Os jovens do grupo Plantando para Colher do assentamento Redenção, em Pilões, participaram da 2ª oficina sobre produção de folhagens. A oficina faz parte da metodologia de desenvolvimento do projeto produtivo “Cultivo de Flores”, que está sendo elaborado e implementado pelo grupo.
A atividade foi realizada pelo Projeto ATORES nos dias 21 e 22 de abril no próprio assentamento, com a parceria do Sebrae de Guarabira. A atividade contou com a participação de 18 jovens do grupo.
"Foi uma coisa nova, o facilitador tinha um método pedagogicamente educativo. Mas agora cabe ao grupo colocar em prática o que aprendeu...", declarou Jardilene, ´jovem participante do grupo Plantando para Colher.
28.4.08
Oficina de Culinária com jovens
A oficina faz parte do projeto produtivo do grupo, que tem apoio do Fundo de Apoio a Projetos Juvenis, constituído de recursos provenientes da Fundação W.K. Kellogg, instituição financiadora do Projeto ATORES.
O Projeto Produtivo do grupo tem como objetivo implementar um restaurante regional alternativo na via estadual (PB 57) que passa frente ao assentamento. A estrutura onde será sediado o restaurante está quase pronta. Agora os jovens começam a receber formação e aperfeiçoamento das técnicas culinárias que já possuem.
A oficina foi muito produtiva. Os/as jovens colocaram a mão na massa, literalmente. Após o trabalho na produção das delícias, como: bolo de macaxeira; rubabode; torta de batata doce com charque; todos/as passaram pela difícil tarefa de degustar o resultado de todas essas receitas deliciosas da culinária regional.
23.4.08
Centro de Comunicação e Artes
A partir de palavras que cada um(a) verbalizou sobre o que seja comunicação e arte foram sendo moldados entendimentos coletivos. Abaixo, no resultado dos trabalhos em grupo, a construção coletiva e consensual de um entendimento sobre comunicação e arte, o tipo de comunicação e arte que desejamos praticar no Centro, apresenta-se como uma condição primordial para que a fala seja poder que liberta.
(pintura abixo e grafite acima: Shiko)
“Estamos cientes do poder exercido pela comunicação e pela arte em nossa realidade social e política. Assim, queremos utilizar os meios que elas dispõem para que possamos exercer nossa cidadania e ser protagonistas da nossa história.” (G 2)
“O conhecimento na comunicação e na arte é criar uma interatividade, partido de uma imaginação expressando assim os seus sentimentos com ou sem experiência, simbolizando assim a criatividade de cada um.” (Grupo 3)
15.4.08
Atores - Amazona - Casa Grande
9.4.08
MAC faz assembléia no próximo sábado
Além dos integrantes, foram convidadas algumas entidades que fazem parte da história dessa meninada, entre elas: o Serviço de Educação Popular – Sedup, a Articulação de Organizações em Educação e Economia Solidária – Atores, a Secretaria de Ação Social – através do Peti e a Associação Comunitária do Bairro do Nordeste – Ascobane.
O coordenador do movimento, Ricardo Moreno, aguarda cerca de 40 pessoas para ouvir o que o MAC tem a dizer e para contribuir com o fortalecimento do movimento.
7.4.08
Entradas e saídas...
Intercâmbio em parceria do ATORES e AMAZONA (Paraíba) com a Fundação Casa Grande (Nova Olinda, Ceará). Dias 5 e 6 de abril de 2008
Primeiras FOTOS do Intercâmbio
4.4.08
Atores visita Fundação Casa Grande
Jovens e crianças da Articulação de Organizações em Educação e Economia Solidária – Atores – estão de malas prontas para viajar para o Ceará. A Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, é o destino da juventude paraibana que almeja conhecer novas experiências de gestão e comunicação realizada por meninos e meninas do Cariri Cearense.
Para conhecer melhor a fundação clique aqui http://www.fundacaocasagrande.org.br/principal.php