12.10.07

Fundo apoia projetos dos Jovens


Com o propósito de facilitar a criação de novas práticas sociais que possibilitem a construção e consolidação dos Conjuntos Integrados de Projetos (CIPs) em seus territórios, a Fundação Kellogg criou um "Fundo de Apoio a Projetos de Jovens". É um mecanismo de repasse de recursos financeiros para que os grupos de jovens possam desenvolver suas idéias e transformá-las em projetos viáveis nos campos produtivo, social, ambiental, cultural e humano.

Nos CIPs, o novo fundo já está financiando iniciativas. Um dos exemplos acontece no CIP Projeto ATORES, no assentamento Padre Gino, localizado no município de Sapé, Paraíba. O Grupo Jovens Unidos em Cristo está executando um projeto de expansão da cultura de acerola na região baseado em princípios agroecológicos. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos jovens e da comunidade onde vivem através da geração de renda de forma participativa, favorecendo a permanência desses jovens no campo e o trabalho coletivo. "O fundo surge como uma oportunidade do jovem mostrar que é capaz e responsável para exercer uma atividade produtiva", aposta Joseane da Silva Vieira, 24 anos, participante do projeto.

Em outro assentamento, na zona rural de Pilões (PB), o Grupo de Jovens Plantando para Colher (foto), desenvolve o projeto "Ambiente Limpo, Vida Saudável", que busca conscientizar a comunidade nas questões sobre lixo, desmatamento, queimadas e agricultura orgânica. A iniciativa já apresenta resultados. "O projeto auxiliou a manter nosso assentamento mais limpo, foi uma mudança muito significativa", conta Maria das Vitórias de Melo Augusto, 19 anos, do Grupo Jovens Plantando para Colher. "Também atuamos nas escolas com jovens de nossa idade e crianças menores, o que fará com que as novas gerações cuidem melhor da natureza, pois fazemos parte dela. A conscientização é a estratégia principal", explica.

[Trecho de matéria originalmente publicada no BOLETIM CIRANDEIRO - INFORMATIVO DA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM DOS PROJETOS APOIADOS PELA FUNDAÇÃO KELLOGG NO BRASIL - Ano 2 - número 7 - outubro de 2007]

Nenhum comentário: