25.10.07

Restaurante Rural em Araçagi




O Grupo de Jovens Unidos por um só Objetivo, do Assentamento Santa Lúcia, em Araçagi, estão envolvidos com a implantação de um restaurante rural, aproveitando as belezas e potencialidades existentes na comunidade.
O restaurante irá produzir e comercializar a culinária regional a partir da produção agro-ecológica e a partir dos princípios da economia solidária, seguindo a proposta do Projeto ATORES. Até o empreendimento chegar a esse ponto os jovens tiveram oficinas de economia solidária, desenvolvimento local e fizeram um diagnóstico sobre as habilidades existentes no grupo, as potencialidades e as oportunidades para implantação do restaurante.
Esses são os primeiros passos de um processo de produção integrado que busca caminhar no sentido da implantação de outras unidades produtivas, como: horta orgânica, criação de galinha, apicultura, roteiro cultural e histórico, além da implantação de uma futura pousada para o desenvolvimento do turismo rural. Tudo isso é fruto de diversas parcerias feitas no âmbito do Projeto ATORES, com os jovens, suas famílias, com a associação do assentamento, a Prefeitura de Araçagi e através do Fundo de Apoio a Projetos dos Jovens, financiado pela Fundação Kellogg.
Atualmente o restaurante encontra-se em obras de reforma para adaptação dos espaços onde serão implantadas a cozinha, pista de atendimento e balcão.

Nenhum comentário: