27.8.09

Fóruns da Juventude na Marcha do MST




Os Fóruns da Juventude de Guarabira e Sapé participaram das atividades da Marcha Estadual do MST no dia 25/09. Com destaque para a sessão especial na Câmara Municipal e a Palestra na UEPb.
Mais uma vez, na sua passagem por Guarabira, a Marcha do MST deu sua contribuição para a formação e o debate público sobre a questão da Reforma Agrária. A chegada de mais de 250 companheiros/as aconteceu nessa segunda-feira, dia 24/09.
Com o apoio do poder público, dos vereadores, UEPB e do Sedup, os integrantes da Marcha se alojaram no ginásio do CAIC. Já na terça-feira, dia 25/09, as atividades de participação em programas de rádio e palestras tiveram início. Foram três programas de rádio, três palestras e duas rodas de diálogo com as entidades do Fórum Cidade.
Infelizmente devido as fortes chuvas o ato público que estava previsto para acontecer no dia 25 não pode ser realizado.
A previsão é de que tenham chegando na Capital até a segunda-feira, dia 31/09.

23.8.09

Quer virAÇÃO então DIGAÍ





No último sábado (22/08), os jovens Márcia (MAC), Helder (SCDES), Clemilda e Gislania (UPSO) do Centro de Comunicação e Arte, mais especificamente do Digaí do projeto ATORES, estiveram reunidos na estação ciência dialogando com Lívia (da revista viração), sobre estar participando de sua produção. O intuito principal dessa conversa seria formar na Paraíba um Conselho Jovem o qual será correspondente da revista Viração. O papo foi bem interessante e produtivo, os jovens presentes se mostraram bem interessado á está participando. Ainda não se tem uma data para esses jovens estarem se reunindo para dialogarem sobre a revista, mais farão isso assim que a Lívia dê um retorno e teremos uma pareceria entre Viração e DIGAÍ, o que gera muita alegria e satisfação para todos. Estiveram presentes também jovens da AMAZONA, Rádio da Comunidade de São Rafael e Timbó, Remar e Apoitcha.
A revista viração é um meio de comunicação, um trabalho super interessante feito de/com/para os jovens de vários estados de todo o Brasil.Ela aborda assuntos voltados para a juventude do nosso país. Numa edição especial, foi falado sobre jovens que convivem com vírus do HIV.
É o DIGAí na Viração.

19.8.09

A força da Rede

O I Encontro da Rede de Fóruns da Juventude foi um grande sucesso. Os Fóruns e grupos de jovens que participaram sairam do evento animados e estimulados para realizar suas ações e chamar a juventude para assumir seu papel de sujeito histórico de mudança.
Contamos com a pressença de mais de 30 jovens representando dezenas de grupos que atuam nos municípios de Bayeux, Sapé, Guarabira, Pilões, Belém e Solânea, representada pelo coordenador regional da Rede de Jovens do Nordeste e a PJMP.
Os jovens participaram intessamente das atividades desenvolvidas de formação e de diálogo com o Projeto Atores nos dois dias de encontro. O momento de formação foi facilitado por Luciano Alves, educador Beira da Linha, professor e mestrando em Educação. E como representante da coordenação do Projeto Atores, Luciel Araújo participou do momento de diálogo. Erasmo e Gisa como educadores fizerem todo trabalho de acompanhamento e apoio ao evento, mas quem brilhou mesmo na organização e coordenação do encontro foi a comissão de organização.
As figuras são: Simone, Josemir e Jefferson(Fórum Bayeux); Isaac e Joel (Fórum de Pilões); Márcia e Wanderson (Fórum Guarabira); Rafael e Alane (Fórum Sapé).
Por isso, alegria e animação não faltou nesse encontro.
Parabéns juventude organizada que faz a diferença!
.

18.8.09

Oficina: construção de um minhocário



Nos dias 13 e 14 de agosto, em Redenção (Pilões), os jovens do grupo Plantando para Colher participaram de dois momentos de formação (oficina), facilitado por Cleibson dos Santos (técnico agrícola), para compeenderem o processo de construção e manutenção de um minhocário, que irá servir como fonte do adulbo folear, utilizado na plantação de folhagens, cultivadas pelo grupo (PPC). Cleibson continuará com a ação, até o minhocário ficar pronto.

Foram momentos importantes de formação, promovendo a melhoria da qualidade do avencão e ampliação, além de investir na diversidade, cultivando outras espécies.

Revisão do Plano de Negócio


Os grupos: Unidos por um só objetivo (Araçagi) e Jovens Unidos em Cristo (Sapé), tiveram momentos para revisão dos respectivos Planos de Negócios, que consiste em uma avaliação do que foi realizado a partir do plano original, identificação da atual situação do empreendimento e um replanejamento das ações. Essa é uma das metodologias da Incubadora do Projeto Atores, tendo como responsáveis Sandro Gomes (coordenador) e Ana Paula (educadora).

13.8.09

Teatro na Casa de Sapé

O teatro chega também na Casa da Juventude de Sapé. Aconteceu no último fim de semana, dias 8 e 9 de agosto, mais uma oficina de teatro para a juventude do município. A oficina contou com a participação de sete jovens, sendo que cinco deles não têm ligação com nenhum grupo de teatro. As oficinas vem sendo facilitadas pela jovem Márcia Alves, do Movimento de Adolescentes e Crianças de Guarabira. Márcia, junto com jovens de outros cinco municipios, vem, desde o ano passado, vivenviando uma experiência de formação em teatro no âmbito do Centro de Comunicação e Artes do ATORES. Mas ela já traz a experiência de outras formações e vivências teatrais junto ao seu grupo de jovens em Guarabira. Para a realização da oficina a Casa teve o apoio da secretaria de Promoção Social da Prefeitura Municipal de que forneceu a alimentação. A realização das oficinas tem o objetivo de despertar nos jovens um sentimento de liderança ao mesmo tempo em que trabalha o convívio em grupo, além de proporcionar oportunidades que só no teatro encontramos. A Casa dará continuidade a essas formações ofertando um outro momento nos dias 29 e 30 de agosto. Esse já será o terceiro módulo da oficina de teatro. Para saber mais informação mande sua mensagem para o email: forumdejuventudesape@hotmail.com e faça a sua pergunta!

.

Lutando pelos Conselhos de Juventude

A partir de uma proposta do Fórum da Juventude de Bayeux (FJB), junto com o Mandato da Participação Popular do vereador José João do Nascimento - “Nino” - e em parceria com o ATORES, os jovens do município realizaram três Plenárias com as juventudes do município de Bayeux na perspectiva de avançar na implementação do Conselho Municipal de Juventude.

“Foram momentos de grande importância para a cidade, um marco histórico, onde jovens se reuniram para discutir, debater, exigir políticas públicas de juventude” afirma a jovem Priscila Estevão, do FJB. O que ficou explícito, nos três momentos que aconteceram nos meses de maio, junho e julho, na fala da jovem Priscila, foi que, “os/as jovens devem ser conhecedores/as de seus direitos, para assim cobrar dos poderes públicos a efetivação, de fato, das políticas públicas de juventude. Mas para isso, a construção deve ser coletiva. Não adianta partir da necessidade de um grupo, e sim, de todos/as jovens”.

Como o objetivo das Plenárias de Juventude era voltado para a implementação do Conselho de Juventude em Bayeux, esses encontros culminaram numa Sessão Especial na Câmara de Vereadores/as, proposta pelo vereador Nino, para apresentação de uma minuta de Lei para criação do Conselho.

Compuseram a mesa da Câmara:o deputado Rodrigo Soares, do Conselho Nacional de Juventude; Matheus Pereira, do Conselho Estadual de Juventude; Ednaldo Fernandes e Priscila Estevão, do FJB; Sandro Gomes, do ATORES; Josinaldo Pereira, do Asteias e Jeferson, da Secretária de Desenvolvimento Humano.

“O momento com os/as vereadores/as foi marcante para o FJB e para a cidade. Estamos começando a fazer história, nunca houve nada igual! Mostramos a "eles/as" que os/as jovens querem ser protagonistas e que estamos empoderados/as das políticas públicas”, arrematou Priscila Estevão.

Ficou encaminhado, para o dia 19 de agosto, uma reunião entre vereadores/as e comissão de jovens com o objetivo de dialogar sobre a minuta de lei.

.FOTOS (Primeira e segunda: III Plenária / Terceira e quarta: I Plenária)

Festival de Futebol de Rua - Nordeste

Aconteceu, de 23 a 26 de julho, o II Festival Nordeste de Futebol de Rua, com participação dos estados da Paraíba (ATORES), Pernambuco (Serta), Maranhão (Jovem Cidadão), Ceará (Desenvolver) e o anfitrião, os donos da casa, que recebeu o público de braços abertos - o Piauí (Aliança Mandu).

O objetivo do evento foi fortalecer os laços de união entre as organizações por meio do esporte educativo, em especial o futebol de rua, contribuindo para o desenvolvimento dos territórios com ações focadas na juventude. A Rede Nordeste de Futebol de Rua discutiu como inserir os estados da Bahia, Sergipe e Alagoas no próximo festival.
.

Organizando o encontro da Rede


Nesta terça-feira, dia 11 de agosto, a comisssão local para organização do I Encontro da Rede de Fóruns de Juventude, esteve reunida em Guarabira, no Sedup, para garantir a programação cultural do evento e a participação dos grupos do município.

Ainda na quarta-feira, dia 12, a comissão regional se encontrou em Pilões para discutir os últimos detalhes do evento. Como pauta foi discutida a participação dos jovens representantes dos grupos e a programação do evento que irá trabalhar, entre outros, os seguintes pontos: formação para os representantes dos fóruns, no primeiro dia; apresentações e atividades culturais durante o encontro; e um diálogo com o ATORES sobre os significados do projeto e as perspectivas de atuação junto aos Fóruns Municipais e a Rede.
.

11.8.09

I Encontro da Rede de Fóruns

A Comissão da Rede de Fórums de Juventude esteve reunida, na Casa da Juventude de Pilões, para discutir a organização do I Encontro da REDE DE FÓRUNS DE JUVENTUDE.

O encontro acontecerá nos próximos dias 14 e 15 na cidade de Guarabira e reunirá representantes de Fóruns de Juventude e jovens de grupos de Pilões, Guarabira, Belém, Sapé e Bayeux.

O evento é apoiado pelo ATORES e os grupos estão se articulando, localmente, para conseguir apoio para o transporte do participantes.

Os jovens querem criar, no evento, um ambiente onde os participantes se sintam provocados a participar ativamente: debatendo e colocando suas idéias com relação aos temas que serão abordados.
.

Jovens discutem Conselho de Juventude em Bayeux


Os jovens organizados no Fórum de Juventude de Bayeux dão mais um exemplo de avanço no debate das questões da juventude no município com a realização da Terceira Plenária da Juventude de Bayeux, realizada pelo Fórum, no dia 25 de julho, na Escola Irineu Pinto.

O evento, realizado com o objetivo de discutir, propor e construir, junto com a juventude da cidade, uma proposta de minuta de Lei para a formação de um Conselho Municipal de Juventude, reuniu grupos de dança, da Igreja, de capoeira, de hip hop, grêmios estudantis e, também, jovens não organizados em grupos.

A plenária final do evento, que reuniu os resultados das atividades em subgrupos, tirou os seguintes encaminhamentos: formar uma comissão para estudar as propostas de minuta de lei vindas dos grupos e melhorar para ser apresentar em uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores; mobilizar jovens para participar da Sessão Especial, além do comprometimento da participação das pessoas presentes na plenária; fazer uma avaliação geral das três plenárias realizadas até agora e um Planejamento do Fórum de Juventude de Bayeux.

Segundo Josemir, do grupo Juventude Unidos Venceremos (JUV) de Bayeux, "a atividade foi uma ação de impacto. Mobilizou jovens das escolas, de grupos, do própio Fórum e parceiros. Foi uma ação política com um objetivo de grande importância para as juventudes da cidade de Bayeux".

Outro momento importante do evento, que aconteceu à noite, foi o Festival de Cultura das Juventudes, com apresentações de dança, teatro, capoeira e música. Para realização da atividade o Fórum teve como parceiros: ATORES; Amazona; Companhia de Teatro Perfil; Mandato do vereador do Partido dos Trabalhadores, José João do Nascimento, "Nino"; Gabinete do Deputado Estadual Rodrigo Soares; Grupo de Pagode Roda de Samba; Pedrinho Oliveira e participação de Beto Pholux; Escola Irineu Pinto entre outros apoiadores.
.

Audiovisual

Os jovens Isaac e Neêmia Cirilo de Souza, membros do grupo de Jovens Plantando Para Colher, do Assentamento Redenção, e do Fórum de Juventude de Pilões participaram, em João Pessoa, de uma formação sobre implantação, gestão e desenvolvimento de cineclubes.

Estiveram presentes na formação, realizada de 27 de julho a 1 de agosto, pessoas da Paraíba e do Rio Grande do Norte. O objetivo desse processo é formar agentes para desenvolver a metodologia de cineclubes – salas de cinema, de acesso gratuito à população – em seus municípios. Para o jovem Isaac (de camisa laranja na foto), esse “foi um espaço provocador de compreensões diversas, pois tinha públicos e realidades bastante diferentes”

A formação focou em três eixos básicos: a história do cinema mundial, brasileiro, paraibano e potiguar, visando fazer um relato histórico das fases do cinema; a linguagem cinematográfica, visando dar uma compreensão melhor aos participantes desse âmbito das produções áudio-visual; e o desenvolvimento da metodologia de cineclube, que abrangia a escolha dos recortes temáticos dos filmes, divulgação, exibição e sistematização do debate através de relatórios.

De toda a formação proporcionada durante os cinco dias Isaac destaca os momentos de trabalho em grupo: “eram nesses momentos que podíamos exercitar as práticas de exibição no âmbito do cineclube”, afirma. Para o jovem “as metodologias de exibição apresentadas são de fundamental importância, tanto para o grupo Plantando Para Colher como para o ATORES, pois é mais um meio de poder trabalhar a formação de cidadãos com censo crítico. Serve ainda para mostrar a importância e o lugar do áudio-visual dentro das metodologias dos movimentos sociais”.
.