13.8.09

Lutando pelos Conselhos de Juventude

A partir de uma proposta do Fórum da Juventude de Bayeux (FJB), junto com o Mandato da Participação Popular do vereador José João do Nascimento - “Nino” - e em parceria com o ATORES, os jovens do município realizaram três Plenárias com as juventudes do município de Bayeux na perspectiva de avançar na implementação do Conselho Municipal de Juventude.

“Foram momentos de grande importância para a cidade, um marco histórico, onde jovens se reuniram para discutir, debater, exigir políticas públicas de juventude” afirma a jovem Priscila Estevão, do FJB. O que ficou explícito, nos três momentos que aconteceram nos meses de maio, junho e julho, na fala da jovem Priscila, foi que, “os/as jovens devem ser conhecedores/as de seus direitos, para assim cobrar dos poderes públicos a efetivação, de fato, das políticas públicas de juventude. Mas para isso, a construção deve ser coletiva. Não adianta partir da necessidade de um grupo, e sim, de todos/as jovens”.

Como o objetivo das Plenárias de Juventude era voltado para a implementação do Conselho de Juventude em Bayeux, esses encontros culminaram numa Sessão Especial na Câmara de Vereadores/as, proposta pelo vereador Nino, para apresentação de uma minuta de Lei para criação do Conselho.

Compuseram a mesa da Câmara:o deputado Rodrigo Soares, do Conselho Nacional de Juventude; Matheus Pereira, do Conselho Estadual de Juventude; Ednaldo Fernandes e Priscila Estevão, do FJB; Sandro Gomes, do ATORES; Josinaldo Pereira, do Asteias e Jeferson, da Secretária de Desenvolvimento Humano.

“O momento com os/as vereadores/as foi marcante para o FJB e para a cidade. Estamos começando a fazer história, nunca houve nada igual! Mostramos a "eles/as" que os/as jovens querem ser protagonistas e que estamos empoderados/as das políticas públicas”, arrematou Priscila Estevão.

Ficou encaminhado, para o dia 19 de agosto, uma reunião entre vereadores/as e comissão de jovens com o objetivo de dialogar sobre a minuta de lei.

.FOTOS (Primeira e segunda: III Plenária / Terceira e quarta: I Plenária)

Nenhum comentário: