11.8.09

Audiovisual

Os jovens Isaac e Neêmia Cirilo de Souza, membros do grupo de Jovens Plantando Para Colher, do Assentamento Redenção, e do Fórum de Juventude de Pilões participaram, em João Pessoa, de uma formação sobre implantação, gestão e desenvolvimento de cineclubes.

Estiveram presentes na formação, realizada de 27 de julho a 1 de agosto, pessoas da Paraíba e do Rio Grande do Norte. O objetivo desse processo é formar agentes para desenvolver a metodologia de cineclubes – salas de cinema, de acesso gratuito à população – em seus municípios. Para o jovem Isaac (de camisa laranja na foto), esse “foi um espaço provocador de compreensões diversas, pois tinha públicos e realidades bastante diferentes”

A formação focou em três eixos básicos: a história do cinema mundial, brasileiro, paraibano e potiguar, visando fazer um relato histórico das fases do cinema; a linguagem cinematográfica, visando dar uma compreensão melhor aos participantes desse âmbito das produções áudio-visual; e o desenvolvimento da metodologia de cineclube, que abrangia a escolha dos recortes temáticos dos filmes, divulgação, exibição e sistematização do debate através de relatórios.

De toda a formação proporcionada durante os cinco dias Isaac destaca os momentos de trabalho em grupo: “eram nesses momentos que podíamos exercitar as práticas de exibição no âmbito do cineclube”, afirma. Para o jovem “as metodologias de exibição apresentadas são de fundamental importância, tanto para o grupo Plantando Para Colher como para o ATORES, pois é mais um meio de poder trabalhar a formação de cidadãos com censo crítico. Serve ainda para mostrar a importância e o lugar do áudio-visual dentro das metodologias dos movimentos sociais”.
.

Nenhum comentário: