23.10.09

Trocando de Papel



A “Trupe Atores” – grupo de teatro do Centro de Comunicação e Arte do Projeto Atores – junto há mais um ano, depois de trabalhar para montagem da peça “Inventando Mundos” em oficinas facilitadas pelo educador Ângelo Guimarães e com apresentações de sucesso em vários municípios como João Pessoa, Sapé, Araçagí, Cabaceiras e Pilões, passou por um processo de avaliação para analisar a trajetória e pensar o futuro.

Atualmente a “Trupe” é composta por jovens de seis municípios, João Pessoa, Bayeux, Sapé, Guarabira, Araçagí, e Pilões, todos adolescentes e jovens. Desse processo de avaliação surgiu a proposta desses jovens procurarem desenvolver atividades teatrais em seus municípios: junto às escolas, nas Casas da Juventude do Atores e nas comunidades onde vivem.

Para que isto aconteça, os jovens precisariam “trocar de papéis”: deixando de apenas atuar como atores e atrizes e passando a assumir o papel de educador, multiplicando o conhecimento e utilizando a experiência para envolver a própria comunidade nesta nova proposta.

Assim, o ATORES, com o fim de subsidiar esta decisão, investiu num processo de formação, facilitado pela educadora Ingrid Trigueiro, no sentido de buscar a preparação do grupo de jovens para esta nova empreitada. As atividades desta nova fase já tiveram inicio. O primeiro módulo foi realizado no dia 13 de setembro e teve como fundamento básico a relação entre arte e educação. O segundo módulo aconteceu neste domingo, dia 18 de outubro, tendo como ênfase a construção do plano de aula.

“As oficinas foram muito proveitosas, pois, nos deixaram aptos, conscientes e, de certa forma, preparados para facilitar uma oficina teatral. E também é uma experiência nova, pois, sempre estivemos como aprendizes e agora estaremos, além de aprendizes, como educadores e isso requer muito mais responsabilidade de nossas partes”, declarou a jovem Isabel Cirilo, de 16 anos, integrante do Grupo Plantando Para Colher, do assentamento Redenção, em Pilões. O terceiro momento do processo já está programado para o dia 8 de novembro na sede do ATORES.
.

Nenhum comentário: